terça-feira, 24 de março de 2020

Dicas do que fazer e não fazer na quarentena (+ alguns memes)

Se você assiste TV (e/ou), possui alguma rede social e/ou está em algum grupo de Whatsapp, é muito provável que já ouviu falar sobre os assuntos do momento: coronavírus (COVID-19), isolamento e quarentena. Falando nisso:
Você sabe o que é quarentena?
Segundo a definição do Ministério da Saúde, Quarentena se refere ao “Isolamento de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação de doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou a partir da data em que esse comunicante sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de de infecção”.

Diante da dissipação acelerada do vírus no país, o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde (referência), explica que a adoção da quarentena “é uma medida restritiva para o trânsito de pessoas, que busca diminuir a velocidade de transmissão do coronavírus”. Ou seja, o fato das pessoas ficarem de “quarentena” gera um distanciamento social que pode reduzir o risco de propagação do vírus. Portanto, saiba que a quarentena não é férias, os que foram liberadas das suas atividades devem ficar em casa e colaborar para evitar a proliferação da doença.


Diante do fato das pessoas estarem de “quarentena” em suas casas, eu (Ailyn) no alto da madrugada , tomada pelo tédio e ociosidade, pensei nas seguintes atividades para se fazer nesse período.

32 DICAS do que fazer na quarentena:

 1. Primeiro: Lave as mãos (claro)


2. Leia um livro (não tem ideia de qual, veja algumas sugestões de excelentes livros, aqui)

3. Arrume seu guarda roupa, seu quarto, sua casa (o livro a Mágica da Arrumação - Marie Kondo  pode te ajudar com isso (aqui algumas dicas do livro)


4. Faça alguma das receitas que você salvou mas nunca fez (se identifica?)


5. Faça uma ligação por vídeo com os amigos/familiares q você está com saudade 

6. Tenha seu momento “spa day” (Máscara de argila, hidratação no cabelo, fazer as unhas, etc)

7. Exclua dos seus contatos quem não faz mais parte da sua vida (ou mande mensagem do nada: "oi sumida(a) kkk brincadeira ,não faça isso n)

8. Compartilhe memes da quarentena


9. Faça cursos gratuitos na internet 

10. Jogue Stop com a família (tem a opção de jogar online também, no site stopots)

11. Brinque e dê atenção para os filhos humanos (se tiver) e aos filhos pets também, claro, seu doguinho e/ou gatinho. (agora não tem desculpas de q não tem tempo para eles)


12. Faça pipoca e assista algum filme ganhador do oscar


13. Assista vídeos com dicas de como organizar sua vida financeira (aconselho o canal: Me poupe da Nathalia Arcuri, no YouTube)

14.Coloque as séries em dia


15. Pule corda (se tiver uma) 

16. Faça exercícios em casa (fitdance também é válido kkk)


17. Mande mensagem para quem você gosta, fale q está com saudades e já marca um rolê para depois da quarentena 


18. Reveja fotos antigas (e publique nas redes sociais com a desculpa que é dia de #tbt)

19. Monte um quebra cabeça com muitas peças (se você tiver um) 

20. A dica das blogueiras, é fazer um "skincare" (kk pq não?)

21. Escreva uma carta para vc mesmo para daqui 3 anos (ou mais ou menos) 

22. Tente tocar os pés com as mãos sem dobrar os joelhos (faça alongamentos, querida/o) 

23. Acorde em algum dia da semana sem despertador (mas cuidado, não se acostume com isso)

24. Escreva suas metas para esse ano (se ainda não fez)

25. Monte uma playlist com suas músicas favoritas (coloque, talvez, no título: para curar a bad da quarentena) e as ouça quando o tédio bater

26. Beba água (dica importantíssima. Falando nisso, já bebeu água hoje?)


27. Tente ficar um dia ou algumas horas sem verificar as suas redes sociais (difícil mas possível)

28. Aprimore seu lado artístico. Se gosta de desenhar e/ou pintar/colorir, desenhe, pinte (sabe aquele livro "jardim secreto", "floresta encantada"? livros de colorir que foram modinha alguns anos atrás e vc comprou na empolgação e só pintou as primeiras páginas? Então, pegue ele de novo e continue a pintar)

   
29. Jogue com as pessoas da sua casa. Exemplos: Banco imobiliário, uno, imagem e ação, etc (há também várias opções de jogos onlines. Sobre alguns jogos, meu conselho é: Tenha equilíbrio e cuidado para não ficar um viciado maluco que troca a vida real/social por lol -League of Legends-)

30. Faça uma pausa, medite, reflita. A vida é tão "corrida", então aproveite também essa fase para ficar algum momento “de boa” “sem fazer nada” (e não se culpe por isso)

31. Ouça podcasts (os que eu + ouço e recomendo são: "O assunto - Renata Lo Prete (G1)"; "PoupeCast"; "Mamilos - (B9)"; "Primocast"; "Nerdcast")


O que NÃO fazer:

x Não compartilhe fake news nas redes sociais (não seja essa pessoa. obrigada) ;

x Não saia de casa sem necessidade;

x Não mande mensagem para o ex dizendo q está com saudade

 x Não brigue com a família, afinal vocês estão/estarão na mesma casa por alguns dias



x Não faça estoque de comida nem de papel higiênico (não seja uma pessoa egoísta)



x E lembre-se: Sem abraço, Sem beijinho, Sem aperto de mão (Fará mais sentido se vc conhecer essa musiquinha)


Enfim, isso tudo vai passar...(esperamos q sim)


Ainda contaremos tudo isso aos nossos filhos/netos.. (esperamos que sim)


Para isso faça sua parte e FIQUE EM CASAAA!!!!

(Nem todos podem ficar em casa, há aqueles que continuam trabalhando em serviços essenciais. Aproveito aqui a oportunidade de parabenizar e agradecer a todos estes profissionais)


+ ALGUMAS DICAS: 
- Caso queira saber mais sobre o coronavírus (sintomas, causas). (clique aqui)
- Dados atuais do coronavírus no Brasil e no Mundo (clique aqui)
- Curso da Organização Mundial da Saúde: “Vírus respiratórios emergentes”. (clique aqui)
- Caso esse momento te faça se sentir ansioso angustiado e com necessidade de conversar com um psicólogo, a prefeitura de Maringá está oferecendo um plantão de acolhimento psicológico por telefone (todos os dias - das 7h as 1h) Tel. (44) 3309-4700


Então é isso,
Até o próxima postagem (quem sabe)



Atenciosamente
Ailyn

quinta-feira, 5 de março de 2020

Você já ouviu falar em Alan Turing?

Olá,

Eai, você já ouviu falar sobre Alan Turing? Ou pelo menos assistiu ao filme: "O Jogo da Imitação"? (pois este, é um filme que conta um pouco sobre a trajetória de Turing).




Quem foi Alan Turing?


Alan Turing, nasceu em Londres no ano de 1912, em uma família inglesa de classe média alta e desde cedo se mostrou um menino tímido, solitário e ainda na infância desenvolveu uma gagueira, características tais, que só acentuaram a dificuldade de Turing com os relacionamentos sociais.

Aos 15 anos, conheceu a criptografia através de seu único amigo, Christopher Marcon. (Este, faleceu por tuberculose bovina). Alguns anos depois, em 1931, Alan ganhou uma bolsa na King’s College em Cambridge na Inglaterra para estudar matemática, onde lá deu início a uma notável carreira acadêmica.

Desde cedo, Turing já se destaca intelectualmente, entretanto continuava a se sentir mais a vontade com números do que com pessoas. Algumas bibliografias relatam que Alan observava o mundo ao redor com um olhar irônico, onde chegava muitas vezes, a tratar seus colegas e professores com constante ironia.
Uma outra característica de Turing, é que ele muitas vezes pensava enquanto corria (ou corria para pensar?), percorria longas distâncias, inclusive, quase se tornou um atleta olímpico.

Turing na Segunda Guerra:

Em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial, seus conhecimentos chamaram a atenção do serviço de descodificação britânica e Alan foi convocado para trabalhar em Bletchley Park junto com um grupo de outros “gênios”. O seguinte grupo trabalhava na tentativa desvendar códigos militares alemães, gerados pela Enigma, uma máquina de criptografia supostamente impenetrável, utilizada como principal meio de comunicação secreta entre eles.

Alan acreditava que para enfrentar uma máquina como aquela, era preciso uma outra máquina fazendo o trabalho de vários criptógrafos humanos e por isso convenceu ao governo britânico a finanancar a construção da “ Bombe”. Concluída sua construção,  se tornou possível a descodificação de milhares de mensagens alemães, possibilitando aos ingleses o acesso a informações como: relatórios de combates, relatórios de dados, pedidos de reforços, inclusive a posição das tropas alemãs e as ordens de ataque.

Graças a Turing (e claro, aos que contribuíram também na construção da citada máquina), especialistas dizem que a duração da guerra foi menor.
Apesar de sua significativa contribuição e descoberta, em nenhum momento, Turing foi tratado como um heroi, mas como uma ameaça por sua peculiar personalidade e por sua homosexualidade.



A homosexualidade, um crime? 


Certo dia Alan Turing se envolveu com um jovem, chamado Arnold Murray e acabou tendo sua casa arrombada por um amigo do amante. Alan denunciou o caso à polícia mas ao invés de procurarem o responsável pelo roubo, o investigador descobriu sobre a homosexualidade do matemático, e então em 1952, Turing foi condenado sob a acusação de “incidência flagrante”.

Como alternativa à prisão, Alan poderia aceitar um “tratamento” com injeções de estrogênio sintético, a fim de   ““curá-lo””, da sua opção sexual. Turing se submeteu ao ““tratamento”” mas os efeitos colaterais físicos e psicológicos eram cada vez mais significativos, seu corpo começou a mudar e sua capacidade intelectual não era mais a mesma.

Dois anos depois, em 1954, aos 43 anos, Alan foi achado morto em seu quarto. Algumas bibliografias relatam que ele cometeu suicídio ao morder uma maçã com cianeto (composto químico altamente tóxico). Outros afirmam não haver provas para suicídio, introduzindo a possibilidade de acidente. Enfim,  assisti um documentário que disse que a logo da Apple, talvez, pudesse ter sido uma homenagem cifrada ao "pai da computação" (será? Afinal existem também outras hipóteses sobre a explicação da famosa "maçã" da Apple, mas enfim, não vem ao caso agora.)

Reconhecimento póstumo

O mundo demorou para conhecer a história de Turing, um dos motivos era que as informações sobre as ações realizadas dentro da Bletchley Park foram mantidas em sigilo, até a década de 70.

Somente em 2009, o primeiro ministro do Reino Unido, Gordon Brown, pediu desculpas publicamente em nome do governo britânico. Segundo ele, “Alan e muitos outros milhares de homens gays que foram condenados por leis homofóbicas foram tratados terrivelmente”. E em 2013 a rainha concedeu a Turing, o "perdão" real.

Foi somente no ano de 1967, que as leis do Reino Unido deixaram de considerar a homossexualidade como um crime, entretanto, somente em 2017 uma lei cancelou a condenação de todos aqueles homens que foram injustamente perseguidos, antes do fim da legislação homofóbica. A lei instituída, foi chamada de “a lei de Turing” em homenagem à mais famosa vítima da homofobia institucionalizada na Inglaterra (Alan Turing).

Eaí, gostou da história dele?

Algumas sugestões que se aprofundam um pouco mais na história de Alan Turing:

- Filme: O jogo da imitação


- Livro: Turing em 90 minutos - Paul Strathern


- Documentário: (link)


Então, é isso...

Até a próxima postagem,

Atenciosamente
Ailyn