quinta-feira, 5 de março de 2020

Você já ouviu falar em Alan Turing?

Olá,

Eai, você já ouviu falar sobre Alan Turing? Ou pelo menos assistiu ao filme: "O Jogo da Imitação"? (pois este, é um filme que conta um pouco sobre a trajetória de Turing).




Quem foi Alan Turing?


Alan Turing, nasceu em Londres no ano de 1912, em uma família inglesa de classe média alta e desde cedo se mostrou um menino tímido, solitário e ainda na infância desenvolveu uma gagueira, características tais, que só acentuaram a dificuldade de Turing com os relacionamentos sociais.

Aos 15 anos, conheceu a criptografia através de seu único amigo, Christopher Marcon. (Este, faleceu por tuberculose bovina). Alguns anos depois, em 1931, Alan ganhou uma bolsa na King’s College em Cambridge na Inglaterra para estudar matemática, onde lá deu início a uma notável carreira acadêmica.

Desde cedo, Turing já se destaca intelectualmente, entretanto continuava a se sentir mais a vontade com números do que com pessoas. Algumas bibliografias relatam que Alan observava o mundo ao redor com um olhar irônico, onde chegava muitas vezes, a tratar seus colegas e professores com constante ironia.
Uma outra característica de Turing, é que ele muitas vezes pensava enquanto corria (ou corria para pensar?), percorria longas distâncias, inclusive, quase se tornou um atleta olímpico.

Turing na Segunda Guerra:

Em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial, seus conhecimentos chamaram a atenção do serviço de descodificação britânica e Alan foi convocado para trabalhar em Bletchley Park junto com um grupo de outros “gênios”. O seguinte grupo trabalhava na tentativa desvendar códigos militares alemães, gerados pela Enigma, uma máquina de criptografia supostamente impenetrável, utilizada como principal meio de comunicação secreta entre eles.

Alan acreditava que para enfrentar uma máquina como aquela, era preciso uma outra máquina fazendo o trabalho de vários criptógrafos humanos e por isso convenceu ao governo britânico a finanancar a construção da “ Bombe”. Concluída sua construção,  se tornou possível a descodificação de milhares de mensagens alemães, possibilitando aos ingleses o acesso a informações como: relatórios de combates, relatórios de dados, pedidos de reforços, inclusive a posição das tropas alemãs e as ordens de ataque.

Graças a Turing (e claro, aos que contribuíram também na construção da citada máquina), especialistas dizem que a duração da guerra foi menor.
Apesar de sua significativa contribuição e descoberta, em nenhum momento, Turing foi tratado como um heroi, mas como uma ameaça por sua peculiar personalidade e por sua homosexualidade.



A homosexualidade, um crime? 


Certo dia Alan Turing se envolveu com um jovem, chamado Arnold Murray e acabou tendo sua casa arrombada por um amigo do amante. Alan denunciou o caso à polícia mas ao invés de procurarem o responsável pelo roubo, o investigador descobriu sobre a homosexualidade do matemático, e então em 1952, Turing foi condenado sob a acusação de “incidência flagrante”.

Como alternativa à prisão, Alan poderia aceitar um “tratamento” com injeções de estrogênio sintético, a fim de   ““curá-lo””, da sua opção sexual. Turing se submeteu ao ““tratamento”” mas os efeitos colaterais físicos e psicológicos eram cada vez mais significativos, seu corpo começou a mudar e sua capacidade intelectual não era mais a mesma.

Dois anos depois, em 1954, aos 43 anos, Alan foi achado morto em seu quarto. Algumas bibliografias relatam que ele cometeu suicídio ao morder uma maçã com cianeto (composto químico altamente tóxico). Outros afirmam não haver provas para suicídio, introduzindo a possibilidade de acidente. Enfim,  assisti um documentário que disse que a logo da Apple, talvez, pudesse ter sido uma homenagem cifrada ao "pai da computação" (será? Afinal existem também outras hipóteses sobre a explicação da famosa "maçã" da Apple, mas enfim, não vem ao caso agora.)

Reconhecimento póstumo

O mundo demorou para conhecer a história de Turing, um dos motivos era que as informações sobre as ações realizadas dentro da Bletchley Park foram mantidas em sigilo, até a década de 70.

Somente em 2009, o primeiro ministro do Reino Unido, Gordon Brown, pediu desculpas publicamente em nome do governo britânico. Segundo ele, “Alan e muitos outros milhares de homens gays que foram condenados por leis homofóbicas foram tratados terrivelmente”. E em 2013 a rainha concedeu a Turing, o "perdão" real.

Foi somente no ano de 1967, que as leis do Reino Unido deixaram de considerar a homossexualidade como um crime, entretanto, somente em 2017 uma lei cancelou a condenação de todos aqueles homens que foram injustamente perseguidos, antes do fim da legislação homofóbica. A lei instituída, foi chamada de “a lei de Turing” em homenagem à mais famosa vítima da homofobia institucionalizada na Inglaterra (Alan Turing).

Eaí, gostou da história dele?

Algumas sugestões que se aprofundam um pouco mais na história de Alan Turing:

- Filme: O jogo da imitação


- Livro: Turing em 90 minutos - Paul Strathern


- Documentário: (link)


Então, é isso...

Até a próxima postagem,

Atenciosamente
Ailyn


Um comentário: