quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Sobre o livro: A mágica da arrumação - Marie Kondo (Arrume sua vida começando pela sua casa)

OLÁ, pessoa que está lendo esta postagem,

Segue a seleção de algumas dicas práticas do melhor livro de arrumação que já li (por enquanto ainda é o único kk) e o relato da minha experiência praticando as atividades propostas pela autora, Marie Kondo... 


Sobre a autora:

Marie Kondo, autora do livro acima, gosta de arrumação desde os 5 anos, ela conta que na escola enquanto as outras crianças brincavam de pique, ela arrumava os livros na estante da sala..
Atualmente ela é uma referência em organização, sendo consultora e palestrante. Em 2019 sua série “ordem na casa”, estreou na Netflix (Já assistiram? Se não, recomendo!..A partir dele é possível constatar que existem pessoas muito mais bagunceiras e acumuladores do que vc, e se eles conseguiram vc também pode kk mas enfim..)


Sobre o livro:

Basicamente Marie ensina que as pessoas devem descartar coisas que você não usa e ficar só com aquilo que “lhe traz alegria”. Esse processo de descarte e arrumação deve ser um evento realizado no menor tempo possível e por categorias (e não por cômodos)






Principais dicas:

  • Primeiro descarte, depois guarde;
  • Defina um lugar específico para cada coisa 
  • Nunca empilhe as coisas: a chave é a arrumação vertical
  • Não há necessidade de ter artigos especiais para organização: os únicos úteis que você realmente precisa, segundo ela, são gavetas e caixas;
  • O melhor lugar para guardar uma bolsa é dentro da outra;
  • Enfeite seus armários com seus objetos favoritos (pôsteres, fotografias, objetos);
  • Desembrulhe e tire a etiqueta de roupas novas na hora (se vc compra pq está barato, acaba levando coisas de q não precisa e que muitas vezes nem chega a usar; Tirar a etiqueta é um processo de transição na qual a roupa deixa de ser um “produto” para ser um “bem pessoal”)
  • Atenção ao excesso de informação visual (Ao eliminar o excesso de informação visual, você deixa o ambiente mais tranquilo e confortável)
  • Sabe aquelas cartinhas do seu(sua) ex que você guarda em uma caixinha no seu quarto?  Se desapegue delas também! 
  • Valorize o que você tem 

Concluindo…

As dicas do livro são realmente muito uteis. Testei todas (quase todas)..inclusive a parte de tirar todas as roupas do meu guarda roupa. Confesso que essa parte me deixou muito surpresa e me questionei por vários momentos "como eu sinto que nunca tenho roupa mas tenho tudo isso de roupa?" (contraditório eu sei kk mais alguém se identifica?)



(aqui são todas as roupas que estavam no meu guarda roupa)


Nesse processo de organização você pode até descobrir roupas e coisas que você nem lembrava que existiam. Achei até alguns brinquedos* que me proporcionaram um momento nostálgico..
*(aqui nesta publicação mostrei alguns deles).

(aqui são (eram) todos os meus brinquedos. Fiquei apenas com aqueles que considero "relíquias") 


Enfim, a sensação de “se livrar” de tudo aquilo que “não te traz felicidade” é libertadora. Por que não começar a “arrumar a sua vida” pela sua casa? Doe as coisas (em boa condição, claro) que você não usa (e nem vai usar) e quem sabe até venda algumas coisas em sites de venda online e ainda ganhe uma grana extra. (acredite roupa sem uso é dinheiro parado)..




Quem já leu esse livro? O que acharam?


OK, então é isso...

Até a próxima postagem...

Atenciosamente 
Ailyn 

Nenhum comentário:

Postar um comentário