quarta-feira, 24 de junho de 2020

Qual foi o verdadeiro "Milagre da Cela 7"?

Creio que você já ouviu falar por aí sobre o filme: O Milagre da Cela 7 (Sim? Não?).

Eu (Ailyn) fiquei sabendo da existência do tal filme, a partir de sucessivas publicações de pessoas postando fotos com cara de choro, seguidos por comentários de que realmente era um filme emocionante.

Foi então, que o gatilho da curiosidade me fez querer assisti-lo também. Confesso que, inicialmente, parti de uma perspectiva, talvez um pouco crítica, ao me questionar: Será que é tudo isso mesmo? 

(Falando nele: vc já assistiu? Se sim, siga o texto se não, siga tbm pq dessa vez, prometo que não expor grandes spoilers).


Sobre o filme

O Milagre da cela 7, dirigido por Mehmet Ada Öztekin (te desafio a tentar falar esse nome kkk) é um filme turco que te possibilita novas experiência culturais, (como, por meio das músicas, paisagens, entre outras), ideal para variar um pouco do nosso repertório de filmes predominante norte-americanos.

A narrativa do filme começa apresentando o cotidiano de uma família turca, composta por Memo (Aras Bulut Iynemli) sua filha Ova (Nisa Sofiya Aksongur) e a avó (Celile Toyon Uysal).


Memo têm deficiência intelectual e diante do fato de não ver limites para fazer sua filha feliz e não ver maldade nas pessoas, um infeliz dia, por acaso, ele acaba estando no mesmo local onde a Garotinha Seda é encontrada morta, e nessa situação ele não consegue se explicar e nem se defender.

Assim, Memo acaba sendo acusado injustamente pela morte da menina, que por acaso, é filha de um “poderoso” e influente general. No qual, culpa Memo sem nenhuma investigação e se propõe a fazer de tudo, usando de sua influência política, para que o mesmo fosse preso e condenado à pena de morte.

A propósito, esse tal general aparece em poucos momentos do filme mas da motivos suficientes para o telespectador odiá-lo. (Aos que já assistiram lhe pergunto: Procede?).

Memo é preso e encaminhado para a cela 7. Ele, diferente dos demais detentos, não entende o por quê de estar ali e nem mesmo reconhece o lugar como uma prisão.

Com sua pureza e seu comportamento incomum, sua chegada causa um grande impacto e provoca uma reviravolta na vida de  todos os seus "colegas" de cela. 


Com o passar os dias todos os que que estão próximos a Memo, desenvolvem uma empatia enorme para com ele, essencialmente ao verem o amor que ele tem por sua filha e por realmente acreditarem em sua inocência.

Diante disso, os demais membros da cela 7 tentam fazer de tudo para que Memo consiga ver novamente sua filha e também tentam pensar em alguma meio para tentar livra-lo da pena de morte (será que conseguem?).

Concluindo..

Apesar dos diversos momentos que inconscientemente te provocam aquela sensação de injustiça para com o protagonista e talvez até um sentimento de raiva. Não tenho dúvidas de que é um bom e realmente emocionante, sem falar que os atores são ótimos. Como não se apaixonar pela fofa menina Ova (Nisa Sofiya Aksongur)? Ou não se sensibilizar como o melhor pai da trama, Memo (Aras Bulut Iynemli)?


Além do mais, ousaria dizer que o final é surpreendente (mas como eu disse acima: sem spoilers, certo?)

Curiosidades do filme

• O milagre da cela 7 é um remake de um filme sul-coreano de 2013 entretanto seu desfecho final é diferente do longa original.


• Ao longo do filme Memo e Ova utilizam como um “código” a expressão: “Lingo Lingo, Shisheler”. Esta se refere a uma música turca muito popular, principalmente em danças do ventre.

Não há uma tradição clara para “lingo lingo” seria uma letra musical cantarolada, sem necessariamente possuindo um sentido literal. Seria tipo o “lá lá lá” para nós brasileiros.

Já a expressão “Shisheler” foi traduzido como (garrafas). O que pode fazer algum sentido, pois a música faz referência a uma bebida típica turca.


• O ator que interpretou Memo é Aras Bulut Iynemli, vem de uma família de artistas, é bem conhecido (famoso) na Turquia, tendo já participado de séries e filmes.

Por sua atuação nesse filme chegou a ganhar o prêmio de melhor ator no Turkey Youth Awards. (Alguma dúvida de que ele mereceu?).

(Ressalto que Aras Bulut, além de ser um ótimo ator, ainda é um gato, não é mesmo?).
"Milagre na Cela 7", pelo qual ganhou, neste ano, o prêmio de melhor ator no Turkey Youth Awards... - Veja mais em https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/25/milagre-na-cela-7-aras-bulut-iynemli-o-ator-que-fez-todo-mundo-chorar.htm?cmpid=copiaecola


Se vc ainda não assistiu, lhe pergunto:

Você chora em filmes? Se sim, prepare seu lencinho pois esse filme é de chorar. Não chora? Você pode usar da desculpa que tem um cisco no olho (sempre uso essa kk).

Se vc já assistiu:

Adoraria saber sua interpretação e sentimento em relação ao filme (me chama para troca de experiências).

E para você qual foi o verdadeiro Milagre da Cela 7?
________________________________

FICHA TÉCNICA DO FILME

Título Original: 7. Koğuştaki Mucize
País de Origem: Turquia
Idioma: Turco
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Tempo de Duração: 132 min
Ano: 2019
Direção: Mehmet Ada Öztekin
________________________________

Então é isso..

Não perca a chance de assistir a esse filme incrível..

Até, quem sabe, uma próxima publicação

Atenciosamente

Ailyn

Nenhum comentário:

Postar um comentário