segunda-feira, 27 de abril de 2020

Tarantino em: "Era Uma Vez em Hollywood" e o insano caso da “Família Manson”

E a i,  já assistiu ao nono longa-metragem, do Tarantino, Era Uma Vez em Hollywood?

Nesse filme, Brad Pitt por meio de sua marcante atuação, levou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. (Quem assistiu, concorda?).


Sobre o filme 

O enredo do filme se passa na Los Angeles dos anos 60 e retrata Rick Dalton (Leonardo DiCaprio), um ator veterano de televisão que tenta de tudo para conseguir um lugar relevante na história do cinema e seu amigo e dublê Cliff Booth (Brad Pitt), que com as vagas de trabalho diminuindo, se contenta em ser “um faz tudo” para Dalton, inclusive seu motorista particular.

Se você já assistiu a filmes anteriores do Quentin Tarantino, perceberá (ou não) algumas características significativas de sua direção, além de um roteiro bem escrito, é possível perceber a presença do terror acompanhado de um peculiar tom de comédia dramática (Sim? Não?).

Segundo o diretor, o objetivo do filme é fazer uma homenagem a Hollywood dos anos 60 e acho que o fato de Tarantino ter reunido os dois grandes nomes do cinema também contribuíram tanto para contemplar o seu objetivo quanto para a repercussão e sucesso de seu filme.

(Aqui Cliff Booth (Brad Pitt) e Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) com um visual anos 60)

Creio que seja relevante (para quem ainda não assistiu) destacar que no filme, há cenas que não necessariamente conversarem entre si, e um narrador que aparece ocasionalmente, o que pode até parecer sem muito sentido para quem (no meu caso) nunca ouviu falar de Charles Manson ou Sharon Tate (Margot Robbie). (Para quem já assistiu, eu lhe pergunto: Aconteceu o mesmo com você?).

(1° foto: Uma foto da real Sharon Tate. 2° foto: A atriz que a interpreta no filme, Margot Robbie)

Diante disso, confesso que os momentos, aparentemente, desconexos, me deixaram um tanto confusa mas que fizeram sentido, quando procurei mais sobre o assunto. Inclusive, li um pouco sobre os acontecimentos reais envolvendo a "Família Manson" e então, resolvi compartilhar por aqui (caso mais alguém tenha ficado perdido como eu, ou simplesmente tenha curiosidade de saber sobre o assunto).

(1° foto: ator Damon Herriman que interpreta Charles no filme 2° foto: O real Charles Manson)

Quem foi Charles Manson?

Charles teve uma infância caótica. Ainda criança foi para internato católico para crianças delinquentes e quando ficou mais velho continuou se envolvendo em roubos e sendo preso por diversas vezes, chegando a passar mais da metade dos seus 32 anos de vida em prisões e centros de detenção. (Segundo a matéria do Galileu: A intimidade com o encarceramento era tanta que oficiais da época relatam que ele teria pedido para permanecer na cadeia, pois lá “se sentia em casa”).

Em liberdade, Charles viajou para São Francisco e lá, com o seu carisma e alto poder de persuasão, começou a “recrutar” membros para seu grupo, com a promessa de uma vida “livre” e alternativa. Este, era composto majoritariamente por mulheres: adolescentes e jovens. Este grupo, ficou conhecido como: “Família Manson”. 

A partir de 1968, a tal “família” se estabeleceu na periferia de Los Angeles, conhecida como Spahn Ranch, um antigo local de gravação de filmes de faroeste. E lá, para sobreviver, o grupo oferecia passeios a cavalo, cometia furtos e procurava comida em latas de lixo. (Tal como retratado em algumas cenas do filme de Tarantino). Além de se envolverem em prostituição e uso constante e irrestrito de substâncias psicoativas (Drogas).

Charles Manson, dizia aos seus seguidores que um dia brancos e negros travariam uma disputa sem precedentes nos Estados Unidos. Ele era obcecado pelos Beatles (e convicto que seria um músico famoso). Sua fascinação pela banda fez com que ele realmente acreditasse que o “Álbum Branco” (White Album) dos Beatles, especialmente a música Helter Skelter; traria uma espécie de quebra-cabeças com revelações codificadas sobre a proximidade do confronto racial no País. E nessa teoria, (obviamente insana), o assassinato dos famosos de Hollywood levariam a acusações associados aos afro-americanos, fazendo com que os confrontos se iniciassem (Loucura, não?).

O real, trágico, (macabro) e insano caso envolvendo a “Família Manson” (ATENÇÃO, conteúdo sensível!)

A partir dessa teoria (ilógica), Charles ordenou seus seguidores que iniciassem os assassinatos da forma mais cruel possível.
A primeira casa que ele ordenou que invadissem, era o local onde morava um produtor musical, Terry Melcher, na qual, tinha rejeitado suas músicas. Entretanto a residência, na ocasião do crime estava alugada pela atriz Sharon Tate e seu marido, o diretor de cinema Roman Polanski. Então, em 9 de agosto de 1969 os seguidores da seita de Charles Manson, invadem a mansão de Polanski e cometem um brutal crime com todos que estavam na casa. No dia seguinte, a “família” busca novas vítimas e invadem a casa de um casal aparentemente aleatório,  Leno LaBianca e sua esposa, Rosemary.

Ambos os crimes foram absurdamente cruéis. Inclusive, a “família” deixou mensagens nas parede e portas escrito: "Death to pigs" (escrito com o próprio sangue das vítimas). Os casos ficaram conhecidos na mídia como Caso Tate-LaBianca. (Achei o conteúdo pesado e preferi não escrever demais detalhes dos ocorridos por aqui. Até pq esse não é o objetivo).

Apesar da crueldade e a maneira semelhante como os assassinatos foram cometidos, a polícia e a mídia não faziam ideia de quem eram os responsáveis pela tragédia. Inusitadamente, só descobriram, quando umas das jovens da “Família Manson” foi presa por roubo de carro e na prisão acabou se "gabando" para as outras detentas de que estava envolvida no assassinato da atriz famosa, Sharon Tate. Assim, essas mulheres a denunciaram. Só então, que a polícia descobriu o elo entre os crimes e os associou a Charles Manson e seus seguidores.

Um fato bizarro: No tribunal, as jovens acusadas no envolvimento do crime, estavam aparentemente contentes, entraram cantando e de mãos dadas como se realmente não tivessem consciência da gravidade de seu atos.


O que aconteceu com Charles Manson?

Charles Manson não se envolveu diretamente nos crimes mas foi acusado por ser o cabeça por trás das atrocidades cometidas. Em 1971, ele foi condenado a morte mas a pena foi convertida em prisão perpétua (assim para com os demais envolvidos)  e cumpriu pena até a sua morte em novembro de 2017. Antes disso, não se mostrou arrependido e ainda disse “Vocês me colocam em uma cela achando que é o fim, mas esse é só o começo. Tem um universo lá, um mundo, eu estou livre” (Fala sério! Maluco, né?).

A família Manson no filme do Tarantino (ATENÇÃO, spoiler!)

A Família Manson virou um marco da criminologia e inspiraram diversas músicas, séries e filmes, inclusive o longa: Era uma Vez em Hollywood. Entretanto, no filme de Tarantino,  os integrantes da "Família Manson" são retratados como personagens secundários, já que o enredo principal se passa com o ator Rick Dalton e seu dublê Cliff Booth.

(momento do filme em que Booth (BradPitt) vai até a comunidade da Família Manson)

No filme, os membros da “Família Manson” acabam invadindo a casa de Rick Dalton, vizinho de Sharon e lá acabam sendo detidos pelo dublê Booth e atacados por seu cachorro. Até mesmo Dalton se utiliza de um lança chamas e atinge uma das invasoras enquanto ela cai na piscina (na qual eu me pergunto, como é possível lançar fogo em alguém que está dentro da água?) Enfim, ao abordar a tal "família" em seu filme, o diretor mistura o drama com um fundo peculiarmente cômico, "ao estilo Tarantino" "eliminando", de certa forma, os assassinos e preservando a vida da atriz, Sharon Tate.

Se você não assistiu ao filme mas leu até aqui, lamento pelos spoilers (eu avisei! kk). Entretanto, caso ainda queira assistir, posso afirmar, talvez, que os detalhes acima poderão auxilia-lo(la) na compreensão dos acontecimentos deste cômico drama.

Referências
Para quem tiver curiosidade sobre o caso real:

Livro: Manson, Retrato de um Crime Repugnante;

Revista Galileu: Quem foi Charles Manson, o líder da seita que aterrorizou os EUA em 1969 (link);

Revista Veja: A Família Manson pelos olhos de Tarantino: diálogo entre real e ficção (link);

RollingStone - UOL: As Confissões finais de Charles Manson (link);

________________________________

FICHA TÉCNICA DO FILME
Título Original: Once Upon a Time in Hollywood
Idioma: Inglês
Gênero: Comédia Dramática
Classificação: 16 anos 
Tempo de Duração: 160 min
Ano: 2019
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Margot Robbie, Brad Pitt, Leonardo DiCaprio

________________________________


Então é isso, 

Até (quem sabe) uma próxima publicação sobre os filmes ganhadores do Oscar 

Atenciosamente 

Ailyn

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Jojo Rabbit: A intrigante sátira nazista de Taika Waititi

Nesse período de quarentena, resolvi assistir aos filmes ganhadores do Oscar 2020 e Jojo Rabbit foi o ganhador da categoria: Melhor Roteiro Adaptado. Nesse caso, o roteiro foi inspirado no livro "Caging Skies" (em português: O céu que nos oprime) da escritora Chistiane Leunens.

Sobre o filme

Johannes Betzler (Roman Griffin Davis), apelidado como Jojo Rabbit é um garoto alemão de 10 anos, que inicialmente se considera nazista e é irritantemente fanático por Hittler. Inclusive, transforma a figura do ditador em seu amigo imaginário (Taika Waititi). Sua fascinação também o leva a participar de um acampamento de treinamento da Juventude Hitlerista, já nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial.

 
Jojo vive com a sua mãe, Rosie (interpretada pela linda e incrível, Scarlett Johansson, a viúva negra dos filmes da Marvel e de muitos outros filmes também, claro).

O rumo do filme se redireciona a partir do momento em que Jojo descobre que sua mãe está escondendo uma jovem judia no sótão de sua casa. Inicialmente, movido por seu cego “nacionalismo” e incentivado por seu “amigo” imaginário (Hittler), ele tenta fazer de tudo para expulsa-lá ou/e magoá-la. Entretanto, com o passar dos dias e a convivência com a garota, Jojo começa a questionar suas “convicções” nazistas e reconceituar suas crenças sobre os judeus. Assim, ele acaba desenvolvendo uma empatia e amizade pela jovem, Elsa (Thomasin McKenzie).


Confesso, que tive o maior preconceito antes de assistir ao citado filme, pois pensei: “Que ousadia! Como um filme de um garoto que tem o Hittler como amigo imaginário, pode ser classificado como comédia?
Entretanto, o filme sob a direção de Taika Waititi, é uma sátira à Alemanha Nazista, onde o roteirista soube utilizar, de forma surpreendentemente bem, a mistura de cenas de comédia e drama ao longo do enredo. (Minha opinião)

O tom de comédia é facilmente percebido por meio da trilha sonora, da fotografia, das cores e da performance dos atores. Para isso, o filme conta com a participação da atriz, Rebel Wilson (famosa pela atuação em filmes de comédia) e até mesmo a figura de Hittler, como amigo imaginário, é apresentado como um personagem surpreendentemente cômico. Entretanto, a comédia também abre espaço para as contrastantes cenas de guerra e mortes de judeus. (e obviamente, a trilha sonora também se altera para acompanhar e dar ênfase e emoção aos momentos mais dramáticos do filme). 

Sobre a participação dos atores, creio que seja inegável as excelentes atuações de Roman Griffin Davis como Jojo (o garoto é incrível!) e Scarlett Johansson como sua mãe, Rosie (Inclusive, sua participação nesse filme, lhe rendeu a indicação ao Oscar como melhor atriz coadjuvante).

 

Ah, e não poderia deixar de destacar a pequena mas marcante participação do melhor amigo de Jojo, o Yorkie (Archie Yates). Um menino completamente fofo, carinhoso, compreensivo e “mente aberta”. Talvez, o amiguinho que todo mundo sonhou/sonha em ter um dia.


Uma curiosidade sobre o filme


A  produtora Fox Searchlight decidiu que apenas faria o filme se o diretor assumisse o papel do amigo imaginário do protagonista. Assim, Taika Waititi, no filme: Jojo Rabbit, é ao mesmo tempo diretor e ator. (Interessante né? E um tanto incomum).


______________________________

FICHA TÉCNICA DO FILME


Título original:
Jojo Rabbit
País de origem: Estados Unidos
Idioma: Inglês
Gênero:
Comédia Dramática
Classificação: 14 anos
Tempo de duração:
108 min.
Ano:
2019
Direção: Taika Waititi

______________________________


Então é isso..

Até (quem sabe) uma próxima publicação sobre os demais filmes do Oscar..

Atenciosamente

Ailyn


sexta-feira, 10 de abril de 2020

3 lições do filme: O Discurso do Rei

(Desde já, aviso-lhes amigavelmente, que a resenha abaixo contém “leves” spoilers).


Sobre o filme “O Discurso do Rei”

O filme britânico “O discurso do Rei”, dirigido por Tom Hooper e baseado em fatos reais, conta a trajetória de Albert Frederick Arthur George, intimamente conhecido como Bernie, desde quando ele era um Duque de York até sua ascensão ao trono como Rei George VI. O Duque enfrentava alguns constrangimentos diante de manifestações verbais públicas, devido a sua acentuada gagueira que o acompanhava desde a infância.

Pressionado pelo pai e por membros da corte, Bernie procurou insistentemente por vários especialistas, mas desanimado com resultados ineficazes, acaba desistindo. Seu "destino" começa a mudar quando sua esposa, Elizabeth, (interpretada por Helena Bonham Carter) o apresenta ao, aparentemente, fonoaudiólogo Lionel Logue (Geoffrey Rush).


De início, o ainda, Duque, resiste aos métodos, nada convencionais, utilizados por Lionel, mas a medida que ele começa a perceber os resultados, acaba aceitando ao “tratamento”. Durante as consultas, Logue busca encontrar a origem de sua gagueira e acaba, como “um psicólogo”, abordando assuntos pessoais e da infância de Bernie, descobrindo, assim, alguns traumas do passado, tais como: a babá que o beliscava e o deixava sem comer por horas, por ser obrigado a usar a mão direita mesmo sendo canhoto, pelas constantes correções de postura e pela morte de um dos irmãos.

No ano de 1936 seu pai, Jorge V, morre e seu irmão mais velho, Edward VIII assume o trono. Entretanto o parlamento conservador não aprovava algumas de suas atitudes como rei, uma delas era seu provável casamento com uma americana que já havia se divorciado duas vezes. Então, Edward escolhe se casar com sua noiva, Wallis e renuncia sua posição real. Sendo assim, Barnie como o próximo sucessor, é coroado: Rei George VI.

Em 1939, é declarada guerra contra a Alemanha, liderada por Hitler, e agora como rei, George VI deveria discursar a toda nação. Novamente ele pede o apoio ao Lionel Logue, que fez questão de acompanha-lo em todos os seus discursos durante a Segunda Guerra.


Algumas lições do filme

Considero que o filme tem um bom roteiro além de trazer, talvez, lições pessoais para quem o assisti, portanto não me surpreende que este bem elaborado drama tenha conquistado 4 Oscars (melhor filme, melhor roteiro original, melhor diretor, melhor ator para Colin Firth). Acredito que uma das principais lições do filme é a história de superação e perseverança de Bernie pelo fato de não deixar que sua gagueira o limitasse de se tornar um Rei. Primeiramente ele reconheceu sua dificuldade, buscou ajuda, se dedicou e então enfrentou seu medo, timidez e insegurança da oratória, vencendo o maior de seus desafios, discursando para milhões de pessoas, como um dos líderes mais importantes do país.

Lição 1 É importante conhecer nossas limitações e tentar a partir disso, fazer o possível para superá-las.

Lição 2 Enfrentar constantemente nossos medos e inseguranças pois assim será possível adquirir resiliência e atingir nossos objetivos.

A segunda lição, é sobre Lionel Logue, ele foi julgado por ser “apenas” um ator, sem possuir títulos nem credenciais isso não deixou que ele se sentisse inferior ou incapacitado. Lionel Logue sabia que tinha o talento de ajudar as pessoas com a fala e não deixou que a ausência de títulos o impedissem de ajudar ao rei. E claramente Lionel teve sucesso em sua tarefa de ensinar Albert a expressar-se com clareza, possibilitando, inclusive que o então rei conseguisse discursar diante de uma nação.

Lição 3 Reconheça suas qualidades e não deixe que ninguém diga que você não é capaz. 

Curiosidade

Albert Frederick Arthur George, retratado no filme, foi o pai da atual rainha da Inglaterra, Elizabeth II.

______________________________

FICHA TÉCNICA DO FILME
Título no Brasil:
O Discurso do Rei
Título original:
The King’s Speech
País de origem:
Reino Unido
Idioma:
Inglês
Gênero:
Drama|Ficção Histórica
Classificação:
12 anos
Tempo de duração:
118 min.
Ano:
2010
Direção:
Tom Hooper 

______________________________

Então é isso..

Até (quem sabe) uma próxima publicação..


Atenciosamente

Ailyn

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Se capacite na quarentena: 16 Sites com Cursos Gratuitos

Olá, "e a i", como está sua semana de quarentena?


(acima um meme da quarentena, só para descontrair)

Então, eu (Ailyn), ainda na “vibe” da quarentena (e consequentemente, com um maior "tempo livre"), escrevo esta postagem dando algumas sugestões de 17 sites com cursos gratuitos para que, quem sabe, você aproveite esse momento em casa para buscar uma capacitação online. (e melhor ainda gratuita).

Dentre os links, você pode encontrar cursos que contemplam as mais distintas áreas, tais como: Administração, Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Informática, Inglês, Culinária, Marketing, Música, Artesanato, Cursos preparatórias para o ENEM e Concursos Públicos, entre outros. 

Então, bora fazer da quarentena um período produtivo?
Observação: Na opção "todos os cursos", está anexado o link que vai direto para o catálogo completo dos cursos disponíveis de cada site.

1 - ENAP – Escola Nacional de Administração Pública/EVG Escola Virtual do Governo


A Escola Virtual do Governo oferece cursos de capacitação gratuitos para servidores públicos e para os demais cidadãos interessados. No site, há um catálogo de cursos unificados das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.

Caso isso te anime, quero informá-la(o) que a plataforma oferece certificados gratuitos para quem concluir o curso com o nível de aproveitamento solicitado.

Alguns dos cursos da plataforma que achei interessante (e importante), são:
- Introdução a libras, (60h);
- Cidadania e Direitos Humanos, (30h);
- Tesouro Direto, (20h)
- Gestão de Finanças Pessoais, (20h)
- Me Poupe, invista com a Nathalia Arcuri, (20h) (inclusive, já recomendo este curso da musa das finanças, Nathali Arcuri)


2 - SEBRAE - O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas 


O site oferece mais de 150 cursos gratuitos em temas como: Empreendedorismo, Finanças, Inovação, Leis, Gerenciamento de Pessoas, Planejamento e Vendas. A plataforma também oferta vários cursos interessantes para quem já é um empreendedor e para quem futuramente quer se tornar um. Então, pretende abrir um negócio? Comece, talvez, estudando como funciona o mercado, creio que a citada plataforma é ideal para essa finalidade.

O site também disponibiliza a emissão gratuita do certificado, a partir da conclusão e aproveitamento mínimo do curso.


3 - PROGRID
  (todos os cursos)

 
A Progrid disponibiliza, em sua plataforma, mais de 80 cursos gratuitos e com direito a certificado, lá é possível encontrar cursos de Inglês Básico, Empreendedorismo, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação Financeira, Qualidade de Vida etc.

4 - Lúmina UFRGS
 (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)


A Lúmina é uma plataforma de cursos online de acesso gratuito para qualquer pessoa, com conteúdos desenvolvidos por professores universitários, estudantes e técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No site também é possível a emissão de gratuita do certificado, desde que se tenha terminado o curso, com no mínimo a nota 6 (seis). 

5 - FBV Cursos


Nesse site, há diversos cursos nas áreas de: Administração, Artes, Assistência Social, Biologia, Concursos Públicos, Contabilidade e Finanças, Direito, Educação, Gastronomia, Gestão de Pessoas, Idiomas, Informática, Logística, Marketing e Vendas, Meio Ambiente, Moda, Psicologia, entre outros.

É importante ressaltar (avisar) que nessa plataforma a emissão do certificado não é gratuita, a taxa varia conforme a carga horária do curso. Entretanto, você ainda pode realizar qualquer curso mesmo sem o certificado. (afinal o que importa é o conhecimento, não é mesmo? kkk)  

6 - Curso Online EDUCA


A plataforma do EDUCA, oferta cursos gratuitos nas áreas de: Administração; Comunicação e Marketing; Contabilidade e Economia; Direito; Educação e Pedagogia; Gastronomia, Idiomas, (Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão) Informática; Música (Ex: Canto, Teclado, Teoria Musical, Violão); Nutrição (Alimentação Vegetariana, Alimentação para atletas, etc),  Psicologia, Recursos Humanos; Saúde e Bem-Estar etc.

Nessa plataforma, os certificados também são opcionais, com uma taxa de R$49,00.


  7- Curso em vídeo


São cursos em formato vídeo-aulas, através do YouTube totalmente gratuitos, criados pelo professor Gustavo Guanabara. Os cursos não tem certificado entretanto, Guanabara é um professor didático que explica muito bem (na minha opinião), por isso creio que vale a pena dar uma olhada.

Alguns dos cursos:
- Curso de Marketing Digital, 36 vídeos
- Curso de Excel 2016, 13 vídeos


ABAIXO CURSOS QUE FORAM ABERTOS (APENAS) DURANTE A QUARENTENA: 

  8- Coursera - USP


Já pensou em fazer um curso da Universidade de São Paulo - USP? uma das mais importantes instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil? Então (sua oportunidade é agora), a USP disponibilizou alguns cursos gratuitos em parceria com a plataforma do Coursera. Entre os cursos estão os de Marketing Digital; Princípios e Práticas da Gestão de Projetos; Introdução a Ciência da Computação com Python, entre outros.


  9- Linkedin Learning


O Linkedin é uma das maiores redes sociais voltada para a ligação de profissionais e empresas. Atualmente, na plataforma de aprendizagem, "Linkedin Learning", está disponível gratuitamente o curso "Trabalho remoto: colaboração, foco e produtividade", o curso aborda as temáticas de: Gestão de Tempo, Como vencer a Procrastinação, Como melhorar o Foco, Como Desenvolver Resiliência; Técnicas de Comunicação Interpessoal e Gestão de Equipes. Ao completar as 10 (dez) vídeo-aulas é possível emitir seu certificado. (Legal né?)

10 - PUC/RS


A PUC do Rio Grande do Sul possui em sua plataforma alguns cursos 100% onlines e gratuitos. Alguns focados na produtividade, tais como os cursos de: Gestão de Tempo, Lifelong Leraning, Como Alcançar Objetivos Profissionais e Metas Financeiras, entre outros.

11 - Ulbra


A Ulbra, Universidade Luterana do Brasil, disponibilizou 14 opções de cursos livres a distância e  gratuitos. Alguns dos cursos são: "Direitos Humanos"; "Profissional Contemporâneo e Recolocação no Mercado de Trabalho", "Liderança, Motivação e Inspiração", entre outros.
 

É relevante citar, que os cursos ofertados são gratuitos mas a opção pelo certificado digital, é paga.   

12 - SENAC EAD

Durante este período de quarentena o SENAC EAD disponibilizou alguns (poucos) cursos gratuitos com direito a certificação mas atenção, segundo o site as vagas são limitadas; (aviso-lhe, desde já, que os cursos mais legais -na minha opinião- já estão com as vagas esgotadas) entretanto, lá há uma lista de opções com conteúdos autoinstrucionais, sem há a necessidade de inscrição, consequentemente também não há emissão de certificado para estes.
 
13 – STOODI


A plataforma durante a quarentena criou o slogan: "stoodi de portas abertas", disponibilizando uma variedade de vídeo-aulas e exercícios das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Gramática, Literatura, Redação, Biologia, História, Geografia, Artes, Atualidades, e Inglês. Portanto, creio que o referido site é interessante, essencialmente, para quem está estudando para o ENEM, vestibular e afins.

14- Portal FGV – Fundação Getulio Vargas

A plataforma oferece mais de 55 cursos nas áreas de: Economia e Finanças; Marketing e Vendas; Gestão de Pessoas; Gestão Empresarial; Direito; Relações Internacionais etc.


15 - LIT onlearning


A plataforma digital de educação executiva LIT (da Saint Paul Escola de Negócios) liberou, durante a quarentea, o acesso a mais de 100 cursos, totalizando mais de 25 mil horas de conteúdo e 8 mil livros., mas é IMPORTANTE ressaltar os cursos são GRÁTIS SOMENTE até 30 de abril. Nesta plataforma voce encontrará diversos cursos nas áreas de: Contabilidade, Tecnologia,  Marketing e Inteligência de Mercado, Mercado Financeiro, Finanças Corporativas, Finanças Pessoais, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Gestão e Estratégias, Gestão de Vendas; Gestão de Seguros; Governança, Compliance e Ética; Inovação, Liderança, Negócios Digitais e Informação, entre outros.

16 - Rock Content


A Rock Content é uma Startup de Marketing que nesse período de quarentena, disponibilizou  gratuitamente alguns dos cursos pagos de sua plataforma de ensino digital. É importante ressaltar que os cursos ficarão disponíveis durante 1 (um) mês a partir de sua data de abertura.

Eai,  ficou animada(o) com tantos cursos Gratuitos e Legais? (Sim? Whatever?)


Então, aproveite a oportunidade e BONS ESTUDOS! Conclua os cursos que começar e não esqueça:

#fiqueemcasa

(falando em ficar em casa, caso você ainda não tenha visto -aqui-, há 32 dicas do que se fazer na quarentena)  


Então, é isso aí.

Até uma próxima publicação..

Atenciosamente  
 
Ailyn