segunda-feira, 11 de maio de 2020

7 opções de filmes ganhadores do Oscar 2020 para assistir na quarentena

Ainda (é, aindaaaa) estamos (eu estou, pelo menos) em quarentena e nessa “vibe” de ficar em casa, inventei de assistir aos filmes ganhadores do Oscar 2020, premiação realizada em 9 de fevereiro (falta do que fazer? talvez kkk).


Dentre os filmes premiados assistidos, achei interessante compartilhar 7 (sete).

Abaixo segue algumas informações breves sobre cada um dos filmes escolhidos (juro que tentei me segurar quanto aos spoilers):

1 - ADORÁVEIS MULHERES
Oscar: Melhor Figurino



Sobre o filme

O filme "Adoráveis Mulheres" é baseado na obra literária americana: “Little Woman” de Louisa May Alcott, escrito há mais de 150 anos. Esta obra já foi diversas vezes adaptado para o meio audiovisual. Entretanto, a diretora Greta Gerwig, não segue religiosamente o livro.

Na realidade, ela alterna passado e presente, isto é, final da adolescência e início da vida adulta, para representar a trajetória das irmãs March: Jo (Saoirse Ronan), Meg (Emma Watson), Amy (Florence Pugh) e Beth (Elisa Scanlen), quatro jovens com personalidades completamente diferentes e talentos e sonhos distintos, que enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras (bonitinho, né?).

Achei um bom filme, (convenhamos que é meio "paradinho", mas ainda assim, é um filme fofo e legalzinho). Gostei bastante da personagem Jo, (Saoirse Ronan, inclusive ela foi indicada ao oscar de melhor atriz) uma jovem que quer conquistar seus sonhos e não depender de um homem para isso. Contradizendo uma época em que o casamento é considerado como uma necessidade ou até como um contrato econômico. Apesar de que, (confesso), que torci pelo romance entre ela e o fofo do Theodore Laurie (Timothée Hal Chalamet).

O filme ganhou o Oscar de Melhor Figurino. Incontestável, pois as roupas dos personagens são incríveis e impecáveis.


Uma curiosidade


A figurinista Jacqueline Durran, produziu com a sua equipe 75 figurinos com referência ao ano de 1860 e ainda fez paletas de cores  para cada uma das personagens. Ela já trabalhou em filmes como: Orgulho e preconceito, 1917, Batman, A Bela e a Fera, etc.

________________________________

FICHA TÉCNICA DO FILME

Título Original:
Little Woman
País de Origem: EUA
Idioma: Inglês
Gênero: Drama, Romance
Classificação: 12 anos
Tempo de Duração: 135 min
Ano: 2019
Direção: Greta Gerwig

________________________________

2 - CORINGA
Oscars: Melhor Ator -  Joaquin Phoenix / Melhor Trilha Sonora Original



Sobre o filme

O filme Joker (título original) propõe expor a real história por trás do famoso vilão dos quadrinhos. A partir disso, o enredo discorre sobre a vida de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), um homem que aparentemente sofre de um distúrbio neurológico, trabalha em uma agência como palhaço, sonha em fazer stand-up e quem sabe, um dia ser notado por Murray Franklin, seu, inicialmente, apresentador de TalkShow favorito.

No decorrer de alguns acontecimento, o enredo mostra a transição em que Arthur Fleck vai consolidando o personagem do Coringa.

Apesar de algumas cenas "pesadas" e talvez um pouco perturbadoras. Achei Coringa um bom filme, com um enredo inusitado e interessante, além da excelente e inquestionável atuação do protagonista (Joaquin Phoenix).

Aos que preferem filmes mais autênticos e não tão clichês, que possibilitam a reflexão e deixam brechas para interpretações pessoais. (Resumindo: aqueles que te deixam com cara de interrogação ao final) Então, o filme Coringa, sob a direção de Todd Phillips, é uma ótima opção.

(Clique para saber mais sobre o filme)

________________________________

FICHA TÉCNICA DO FILME

Título Original: Joker
País de Origem: Estados Unidos
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Tempo de Duração: 122 min
Ano: 2019
Direção: Todd Phillips

________________________________

3 - ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD
Oscars: Melhor ator coadjuvante para o Brad Pitt / Melhor Design de Produção


Sobre o filme

Creio que este cômico drama seja mais um sucesso de Tarantino (diretor). O enredo do filme se passa na Los Angeles dos anos 60 e retrata Rick Dalton (Leonardo DiCaprio), um ator veterano de televisão que tenta de tudo para conseguir um lugar relevante na história do cinema, mas sente que seu tempo está se esgotando. Seu único apoio é o amigo e dublê Cliff Booth (Brad Pitt), que com as vagas de trabalho diminuindo, se contenta em ser “um faz tudo” para Dalton, inclusive seu motorista particular.

Acredito que seja relevante (para quem ainda não assistiu) destacar que no filme, há cenas que não necessariamente conversarem entre si, e um narrador que aparece ocasionalmente, o que pode até parecer sem muito sentido para quem (no meu caso) nunca ouviu falar de Charles Manson ou Sharon Tate (Margot Robbie).

Diante disso, para quem tiver interesse em compreender melhor essas referências do filme, escrevi sobre quem foram: Sharon Tate, Charles Manson e o caso real e insano dos assassinatos realizados pela "Família Manson".

(Clique para saber mais sobre o filme)

________________________________

FICHA TÉCNICA DO FILME

Título Original: Once Upon a Time in Hollywood
País de Origem:
Idioma: Inglês
Gênero: Comédia Dramática
Classificação: 16 anos
Tempo de Duração:160 min
Ano: 2019
Direção: Quentin Tarantino

________________________________

4 - JOJO RABBIT
Oscar: Melhor Roteiro Adaptado


Sobre o filme

Jojo Rabbit foi o ganhador da categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Nesse caso, o roteiro foi inspirado no livro "Caging Skies" (em português: O céu que nos oprime) da escritora Chistiane Leunens.

Johannes Betzler (Roman Griffin Davis), apelidado como Jojo Rabbit é um garoto alemão de 10 anos, que inicialmente se considera nazista e é irritantemente fanático por Hittler. Inclusive, transforma a figura do ditador em seu amigo imaginário (Taika Waititi).

O rumo do filme se redireciona a partir do momento em que Jojo descobre que sua mãe está escondendo uma jovem judia no sótão de sua casa.

Confesso, que tive o maior preconceito antes de assistir ao citado filme, pois pensei: “Que ousadia! Como um filme de um garoto que tem o Hittler como amigo imaginário, pode ser classificado como comédia?

Entretanto, o filme sob a direção de Taika Waititi, é uma sátira à Alemanha Nazista, onde o roteirista soube utilizar, de forma surpreendentemente bem, a mistura de cenas de comédia e drama ao longo do enredo.

(Clique para saber mais sobre o filme)

________________________________

FICHA TÉCNICA DO FILME

Título Original: Jojo Rabbit
País de Origem:
Gênero: Comédia Dramática
Classificação: 14 anos
Tempo de Duração: 108 min
Ano: 2019
Direção: Taika Waititi

________________________________

5 - PARASITA
Oscar: Melhor filme/Melhor Diretor/ Melhor Filme Internacional /Melhor Roteiro Original


Sobre o filme

O "Parasita" surpreendeu muita gente ao ser o filme mais premiado do Oscar (o filme levou um total de 4 Oscars). É interessante destacar que foi a primeira vez que uma produção que não é falada na língua inglesa venceu a premiação de Melhor Filme.

O longa coreano, do diretor Bong Jonn-ho, retrata as ações da família Kim, que através de uma série de mentiras e planos mirabolantes, conseguem gradativamente se "infiltrar" (por isso o nome parasita),  na mansão luxuosa da família Park.

É notável as diferenças culturais, sociais e essencialmente econômicas entre as duas famílias. Os Kim vivem em situação de extrema vulnerabilidade, moram todos juntos em um apertado porão e sobrevivem de subempregos (e ainda utilizam do Wifi dos vizinhos) já a família Park mora em uma casa enorme e luxuosa (inclusive até projetada por um famoso arquiteto).

Nesse sentido, o filme chama atenção para as desigualdades econômicas e sociais que dividem o país. Em dois polos opostos, as famílias Kim e Park simbolizam dois modos de vida totalmente distintos: uns vivem abaixo do limiar da pobreza e os outros são milionários.

Durante o enredo muitas coisas inesperadas vão acontecer, inclusive a casa dos Park está cheia de mistérios que serão desvendados ao longo da narrativa (parei por aqui, sem spoilers né?), na qual podem surpreender o telespectador (eu mesma fiquei perplexa).

Para quem gosta de filmes “não clichês”, Creio que Parasita seja uma opção. 

________________________________

FICHA TÉCNICA DO FILME


Título Original: 기생충 (Original), Parasite (tradução inglesa)
País de Origem: Coreia do Sul
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Tempo de Duração: 135 min
Ano: 2019
Direção: Bong Joon-ho

________________________________

6 - TOY STORY 4
Oscar: Melhor animação


Sobre o filme

Aaa quem não ama Toy Story? os brinquedos de Andy vem conquistando fãs, desde seu primeiro filme em 1993 (eu mesma sou uma declarada fã do desenho) e por isso, não me surpreende o fato do filme ter ganhado o Oscar de Melhor Animação.

Em Toy Story 4, Bonnie, a nova “criança” dos brinquedos, os leva em uma viagem em família porém Woody acaba se dispensando (como sempre) e nessa trajetória acaba inesperadamente encontrando sua antiga amiga Betty (Bo Peep) e juntos embalam em uma aventura.

Nessa animação há novos personagens e inclusive há um novo membro na família dos brinquedos (O garfinho), que a propósito, o achei tão desengonçado quanto fofo.


E como não poderia deixar de citar, a animação tem uma nova versão de You've Got a Friend in Me (Amigo Estou Aqui) que também marca a animação.

Toy Story é um filme "família", possível de agradar todos as faixas etárias. Além de ser extremamente fofo também tem um enredo envolvente e emocionante.

Se não sabe o que assistir, com certeza Toy Story 4 é uma excelente opção.

________________________________

FICHA TÉCNICA DO FILME


Título Original: Toy Story 4
Gênero: Animação
Classificação: Livre
Tempo de Duração: 90 min
Ano: 2019
Direção: Josh Cooley, John Lasseter

________________________________

7 - 1917
Oscars: Melhor Fotografia / Melhor Efeitos Visuais / Melhor Mixagem de Som



Sobre o filme

O filme “1917”, se passa no período da Primeira Guerra Mundial e seu enredo decorre a partir do momento em que dois soldados britânicos, Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman), são encarregados de uma missão, (quase que impossível), onde precisam atravessar o território inimigo, em um tempo restrito, para entregar uma mensagem capaz de salvar cerca de 1600 soldados de um outro batalhão.

Segundo Sam Mendes (diretor), a história deste drama de guerra foi inspirada a partir de uma história que ele ouviu de seu avô, (que lutou na primeira guerra). A partir disso, ele dirige o longa mesclando personagens fictícios com eventos reais. Inclusive, Mendes trabalhou ao lado de um time de historiadores.

Curiosidades

Segundo a “super interessante”: A equipe de produção precisou cavar mais de 760 metros de trincheiras, para a gravação do filme.

Um outro fato notório sobre o filme é o trabalho de fotografia de Roger Deakins, a composição das cenas são excelentes (minha opinião) e o mais interessante (e incomum) é que ao longo de todo o filme parece que há um único plano-sequência, como se o longa fosse uma cena gigantesca, gravado por uma única câmera e sem cortes. (quem assistiu, percebeu isso?).

Enfim, não é por acaso que 1917 foi o ganhador dos oscars de: Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Mixagem de Som.

________________________________

FICHA TÉCNICA DO FILME

Gênero: Drama de Guerra
Classificação: 14 anos
Tempo de Duração: 119 min
Ano: 2019
Direção: Sam Mendes
________________________________

CHECKLIST dos filmes ganhadores do Oscar

Aos que tiverem interesse em assistir alguns (ou todos) dos filmes do Oscar, fiz um checklist dos que foram premiados em alguma das categorias do Oscar.



E a i.. Quais desses filmes você já assistiu? Achou que mereceu o Oscar?

Então é isso, se cuidem na #quarentena e SE possível #fiquememcasa e até (quem sabe) uma próxima publicação.

Atenciosamente

Ailyn




terça-feira, 5 de maio de 2020

Coringa: A história por trás do icônico vilão de Gotham City

Sigo na minha saga de assistir aos filmes ganhadores do Oscar 2020.

E o filme da vez foi: Coringa (Título original: Joker) na qual, Joaquin Phoenix, por sua surpreendente e excelente atuação, levou o Oscar de Melhor Ator (Sério, ele foi sensacional! Quem assistiu, lhe pergunto: Alguma dúvida de que ele mereceu? Pq eu realmente não tenho).

Outro elemento que merece destaque foi a trilha sonora instrumental que acompanha o filme, dando (obviamente) muito mais emoção às cenas dramáticas. Assim, merecidamente o filme também ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora.


Sobre o filme

O filme Joker, objetiva essencialmente, expor a história da pessoa que antecede ao famoso vilão dos quadrinhos (Coringa).

Para isso, o enredo do filme começa mostrando a vida, nada pacata, de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), um aspirante a comediante, que inicialmente trabalha em uma agência como palhaço mas sonha em tentar a sorte no stand-up (mesmo com sua “mãe” continuamente o desencorajando ao falar: "Comediante não precisa ser engraçado"?) e quem sabe ser notado por Murray Franklin (Robert De Niro), seu, inicialmente, apresentador de TalkShow favorito.

Cenas iniciais mostrando Arthur Fleck como palhaço de propagandas e pequenos eventos

A partir de sucessivas agressões, decepções (principalmente quando ele descobre sobre o seu passado e as mentiras de sua “mãe”, Penny (Frances Conroy) é possível perceber a transição de um Arthur meigo, do início do filme, para o Coringa, extremamente violento e insensível. (Na qual, na minha opinião, Joaquin Phoenix soube demonstrar essa mudança comportamental muito bem).

Arthur Fleck X Coringa

(Atenção! Contém spoilers)

O drama de início dessa transição se dá quando Arthur está no metrô, ainda com a roupa de palhaço, voltando para casa, emocionalmente abalado, após ser sido demitido do atual trabalho.

É nesse momento que, mais uma vez, ele se encontra em uma situação tensa, na qual começa a rir incontrolavelmente no momento errado e então, três arrogantes homens da Elite de Gothan city, incomodados com a gargalhada incessante de Arthur, começam a espancá-lo e ele reage abruptamente ao ataque atirando nos agressores.

A partir desse fato, houve grande repercussão dos respectivos assassinatos e alguns cidadãos da caótica metrópole, começam a chamar o mascarado autor do crime, de “palhaço justiceiro”. Dessa forma, sua figura passou a marcar o movimento contra o sistema da elite da cidade.

A marcante e peculiar risada do Coringa

Um fato notável que caracteriza o personagem é sua risada absolutamente marcante e peculiar (que, talvez, passe ao telespectador uma sensação incômoda e um tanto perturbadora). Logo no início, quando ele está no ônibus e não consegue parar de rir, sem nenhum motivo aparente, ele mostra para uma passageira um cartão explicando que ele possui um distúrbio neurológico que o faz rir em momentos, muitas vezes, inapropriados e não necessariamente incompatíveis com um sentimento de felicidade.

Cena em que Arthur começa a rir incontrolavelmente no ônibus

Apesar dos momento em que Arthur gargalha incontrolavelmente diante de situações em que se encontra nervoso e aflito é também possível notar e distinguir os momentos quando Arthur gargalha de forma forçada e falsa (Concorda?).

Talvez, um exemplo, em que Arthur/Coringa ri de verdade é, na última cena, quando, já no sanatório, ele é questionado pela funcionária sobre o porquê de estar rindo e ele a explica que é por causa de uma piada e afirma em que ela não entenderia (É aqui que entram teorias e interpretações sobre o final do filme).

A única certeza de Coringa é que não há certezas

No decorrer no filme, é inegável perceber que Arthur carrega reais traumas da violência sofrida na infância (lamento por mais esse pequeno spoiler kk). Ele até inicia um tratamento psicológico mas fica evidente o descaso e negligência do poder público de Gothan City, com a questão da saúde mental. Com o corte de verbas do município para essa categoria, Fleck fica desassistido e não prossegue com um tratamento adequado.

A partir da constatação de que o personagem possui algum tipo de doença mental não especificada. (Esse seria o termo correto? Galera da psico, help-me!) surgem diversas teorias e distintas interpretações sobre o filme, já que tudo que se passa é visto pelos olhos do seu protagonista.

Ou seja, os acontecimentos podem ser verdadeiros mas também podem não ser, ou também pode conter a mistura da verdade com a imaginação de Arthur (loucura, né?).

Aqui cabe a pergunta aos que já assistiram ao filme:

Seria o romance com a vizinha, Sophie (Zazie Beetz) algo real ou alucinação do personagem?

Cena em que Arthur segue sua vizinha Sophie (Zazie Beetz)

“Nunca assisti aos filmes do Batman, faz sentido eu assistir Coringa?”

Primeiramente é importante destacar que Coringa é um filme único, sem necessariamente uma ligação com o Universo da DC. Logo, você não precisa ter acompanhado os longas do homem morcego para assistir ao referido filme. 

Porém, ao assistir Coringa, creio que seja interessante contextualizar, (para quem nunca assistiu Batman), que o Bruce, a criança que aparece no filme, filho do político, Thomas Wayne (Brett Cullen). É o personagem que futuramente, se tornará o herói (o Batman) de Gotham City.

Cena quando Arthur encontra Bruce, filho de Thomas Wayne

Curiosidades sobre a atuação de Joaquin Phoenix

- Para interpretar o personagem, o ator assistiu a vídeos de pessoas que sofriam de um distúrbio neurológico que faz com que elas  riam incontrolavelmente, (assim como o Arthur Fleck no filme). Essa é uma doença real, conhecida como "afeto pseudobulbar" ou "labilidade emocional", que afeta o sistema nervoso, responsável pelas emoções, como riso.

- O ator Joaquin Phoenix perdeu 23 quilos para interpretar o personagem Coringa. Isso foi uma ideia dele e o diretor Todd Phillips acabou aceitando a opinião do protagonista.


Concluindo

Apesar de algumas cenas de explícita violência e dos momentos que, talvez, possam provocar uma sensação incômoda e um pouco perturbadora. Achei um bom filme, com um enredo inusitado e interessante, além da excelente e inquestionável atuação do protagonista (Joaquin Phoenix).

Aos que preferem: Filmes mais autênticos e não tão clichês, que possibilitam a reflexão e deixam brechas para interpretações pessoais. (Resumindo: aqueles que te deixam com cara de interrogação ao final) Então, o filme Coringa, sob a direção de Todd Phillips, é uma ótima opção!

Aos que assistiram lhes pergunto: Qual a sensação pós filme? Gostaram?


Referências

BBC News. Qual a doença por trás da risada descontrolada do Coringa? (link)

GQ.Globo. Joaquin Phoenix revela a sua inspiração para a risada do Coringa (link)

Omelete. Entenda o final de Coringa (link)

UOL. Não vá assistir coringa sem antes ver isso (link)

________________________________

FICHA TÉCNICA DO FILME

Título Original: Joker
País de Origem: Estados Unidos
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Tempo de Duração: 122 min
Ano: 2019
Direção: Todd Phillips
________________________________

Então é isso...

Até (quem sabe) uma próxima publicação sobre os filmes do Oscar.

Atenciosamente

Ailyn