quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Sobre o livro: As 5 linguagens do amor (+algumas dicas práticas)

OLÁ, pessoa que está lendo esta postagem,
(este é um "olá" empolgado pq hj realmente estou empolgada para falar do livro abaixo, continuando...) 

Segue um resuminho do livro: As 5 Linguagens do Amor de Gary Chapman, escrevi também algumas dicas práticas para os relacionamentos, propostas pelo livro. Espero que gostem e apliquem as dicas nos relacionamentos de vocês (e também espero que leiam até o final onde deixei alguns conselhos importantes)





O livro “As 5 linguagens do amor”, foi publicado pela primeira vez em 1992 e desde então virou best-seller, traduzido em mais de 30 idiomas. O autor, Gary Chapman, com mais de 30 anos de experiência em aconselhamento de casais, percebeu que cada um de nós adota uma linguagem pela qual damos e recebemos amor. Consequentemente, quando o casal não entende corretamente a linguagem predominante do outro, a comunicação entre eles é afetada, impedindo que se sintam amados, aceitos e valorizados. Segundo 
Chapman, as 5 linguagens do amor são: Palavras de Afirmação; Tempo de Qualidade; Presentes; Atos de Serviço Toque Físico.

  • PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO – Faça elogios, fale palavras encorajadoras, gentis e humildes.

Talvez seu cônjuge tenha algum potencial não aproveitado em uma ou mais áreas da vida. Esse potencial pode estar à espera de suas palavras encorajadoras”.

“A resposta calma desvia a fúria”


Dicas de atividade:
- Escreve uma carta de amor; 
- Elogie seu companheiro(a) todos os dias durante um mês.

  • TEMPO DE QUALIDADE Saiam juntos; Tenham diálogos e momentos de qualidade; Aprendam a ouvir; Olhe nos olhos enquanto conversam.

Lembre-se de que tempo de qualidade consiste em dedicar total atenção a alguém”

Duas pessoas sentadas em um mesmo ambiente estão muito próximas uma da outra, mas não necessariamente juntas. Estar juntos tem a ver com atenção concentrada”


Dicas de atividade: 
- Saiam para comer em algum lugar que seu companheiro(a) goste;
- Faça perguntas sobre a infância dele(a).

  • PRESENTESPresentes significativos não são necessariamente "caros". O ato de dar uma flor, escrever um simples cartão já enchem de alegria aquelas pessoas com essa linguagem primária de amor.

“É preciso pensar em alguém para presentear. 
O presente em si é um símbolo desse pensamento”



Dicas de atividade: 
- Dê ao seu companheiro(a) um presente por dia durante uma semana.
- Escreva uma carta para o seu companheiro(a)


  • ATOS DE SERVIÇO  Surpreenda com atitudes e atenção aos pequenos detalhes. Compartilhe as responsabilidades. 

E lembre-se queO amor faz pedidos, não exigências”


Dica de atividade:
- Faça uma lista de todos os pedidos que o seu companheiro(a) fez nas últimas semanas e as realize como uma expressão de amor
 (mesmo que algumas sejam sua obrigação – aqui são palavras minhas kk). 


  • TOQUE FÍSICOPessoas que tem essa linguagem do amor primária, sem o toque físico, não se sentem amadas. Por isso: Andem de mãos dadas, se beijem, abracem, façam massagem, façam carinho e sexo, etc.

Dica de atividade:
- Quando seu companheiro(a) chegar em casa, surpreenda com um forte abraço.


Em cada capítulo o autor detalhe e explica cada linguagem do amor, ilustrando, de forma didática e com experiências reais.
Não sei vocês (vocês que leram), mas lendo o livro parecia que minha linguagem do amor eram todas. Para Chapman, todos podem ter vários elementos da linguagem do amor. Afinal, quem não gosta de receber elogios, presentes, atos de serviço e carinho? Entretanto, segundo ele, cada um tem sua linguagem primária.

Qual é a sua linguagem primária de amor? 

Para saber, o autor disponibiliza um questionário no final do livro, na qual você pode fazer também com o seu companheiro(a) para saber a linguagem do amor dele(a)  (Curioso? Mate sua curiosidade e leia o livro. Não está? Então não leia, ué).
Segundo o autor, assim que você identificar e aprender a falar a linguagem do amor primária de seu cônjuge, terá descoberto a chave para o casamento “feliz e duradouro” (Nossa, depois dessa se eu fosse você iria, ler – mas eu não sou e eu já li kk).

Eu sou solteiro(a), por que deveria ler o livro?

Apesar de ser um livro voltado para casais, creio que qualquer um possa ler, pelo fato de ele te ajudar a abrir sua a mente para ser alguém mais sensível e compreensivo nos relacionamentos em geral (e quem sabe te preparar para ser um melhor namorado(a), esposa, marido, companheiro(a). Afinal, as pessoas possuem criações, vivências e visões de mundo diferentes. E sabendo disso, a empatia e a compreensão são fundamentais.

A partir daqui: 
Mudando de assunto mas não tanto....

Só um lembrete para lembrar (olha só, aqui temos um pleonasmo proposital só para ver se vc estava atento mesmo)  que relacionamento abusivo não é amor (isso não fala no livro mas é importante mencionar)

Foi citado acima, as 5 linguagens do amor e acho oportuno e imprescindível, deixar um toque de realidade e um alerta para a temática: "violência" dentro de um relacionamento, ressaltando que relacionamento abusivo não é amor. Creio que tentar melhorar o relacionamento (lendo livros como esse) é uma coisa, agora ficar/estar com uma pessoa agressiva, insensível, que tenta te privar e/ou te diminuir constantemente, é outra coisa. (quem sabe este não seria um outro tema para este recém nascido blog?, mas enfim....).

Segue agora alguns CONSELHOS BÔNUS para você que leu até aqui (Parabéns, vc é uma pessoa esforçada ou simplesmente curiosa :):

  • BUSQUE SER UMA PESSOA MELHOR - Sempre procure livros que façam você melhorar e repensar o seu relacionamento, não só com companheiro(a) mas com as pessoas em geral. É tão legal estar perto de gente que busca crescer e melhorar os seus “defeitos”.. (diferente daquelas que justificam sua falta de educação e “mau caratismo” pela mera desculpa: “eu nasci assim, eu cresci assim e vou ser sempre assim”, Conhecem? Eu conheço mas deixa quieto kkk..Foco..foco, Ailyn...seguindo...)

  • FUJA DE RELACIONAMENTOS ABUSIVOS - Resumidamente são aqueles que tentam te controlar, te diminuir, etc. (quem sabe esse seria um outro tema para uma futura publicação por aqui?). Lembrando, que exitem amizades abusivas também. (Tem alguma amizade assim? Caia fora e arrume amigos de verdade).

  • SE VALORIZE E NÃO ACEITE SER TRATADA(O) POR MENOS DO QUE VOCÊ MEREÇA.(eu sei, as vezes, que pode ser difícil, mas não é impossível. Se preciso busque ajuda, você consegue!)


OK, então é isso...

Até a próxima postagem...


Atenciosamente 
Ailyn